quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

... E GENTILEZA GERARÁ MESMO GENTILEZA...

Nas discussões sobre desagrados, irritações e violências, muito divaga-se sobre de que forma lutar-se contra. Reagindo? Promovendo o embate? Retribuindo desagrados com mais desagradações? Ferro e fogo? Olho por olho, dente por dente??? Talvez... mas pode-se sempre repensar e retribuir de forma gentil, pois o mal - embora clichê - se quebra com o bem. E a luta para se propagar o bem e a suavidade, dando-se de coração em um prol maior ou não, eleva mais e mais o indivíduo que a essa luta se propõe, tornando-o acima de tudo um indivíduo mais FELIZ. Segue outro pequeno trecho de Erich Fromm e uma explicação mais que plausível:

"...o amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um "erguimento" e não uma "queda". De modo mais geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando-se que o amor, antes de tudo, consiste em dar, e não em receber. Dar é a mais alta expressão da potência. No próprio ato de dar, ponho à prova minha força, minha riqueza, meu poder. Essa experiência de elevada vitalidade e potência enche-me de alegria. Provo me como superabundante, pródigo, cheio de vida e, portanto, como alegre. Dar é mais alegre do que receber, não por ser uma privação, mas porque, no ato de dar, encontra-se a expressão de minha vitalidade..."

Sejamos mais alegres, sejamos mais felizes... paguemos sim o mal com amor. Por que não? Dar-se sem exigir nada em troca, dar-se pra ser e sentir-se internamente feliz. E consequentemente... leves...
Há sempre uma solução para grande parte das coisas... violencia? irritação? brigas? E a suavidade é uma delas.
Gentileza para gerar leveza... gentileza para plantar amor...

Um comentário:

  1. Às vezes a felicidade parece apenas uma palavra de conteúdo vazio. Materializar o real sentido dela, requer muito trabalho,conseções a nós e aos outros e principalmente humildade. O texo mostra um caminho, árduo mas consistente.

    ResponderExcluir